top of page

Técnico Eletricista

É o profissional treinado e habilitado para atuar em instalações elétricas ou componentes eletro-eletrônicos. A atividade de eletricistas pode ser dividida basicamente em dois segmentos: A INSTALAÇÃO e A MANUTENÇÃO. É importante diferenciar Técnico Eletricista do Engenheiro Elétrico.

Legalmente a profissão de eletricista doméstico ou técnico eletricista não existe, umas vez que o profissional responsável pela instalação elétrica é o Engenheiro Eletricista. Porém, diante da simplicidade de uma instalação elétrica doméstica e frente aos auto preços cobrados pelos engenheiros, adotou-se informalmente a utilização de um profissional terceirizado que entende da área e que pratica preços amigáveis.

 

Surgiu ai um profissional “desprofissionalizado” por assim dizer, uma vez que não existe regulamentação para a atividade de eletricista doméstico, todavia qualquer instalação elétrica domestica não necessita de autorização dos bombeiros para ser ligado e portanto qualquer pessoa com capacidades na área pode efetuar a instalação.

 

ATENÇÃO:

Muito cuidado na hora de contratar o seu Eletricista Doméstico. Escolha um profissional capacitado. Se possível, escolha um profissional que você conheça o trabalho dele. Por exemplo: O eletricista que instalou a casa de um amigo e a instalação ficou adequada. A contratação de um profissional despreparado pode lhe trazer grandes transtornos futuramente.

Faz parte da atividade de Eletricista Domestico:

* Instalar fiação elétrica dentro e fora da casa (embutido dentro das paredes ou fixado no telhado); Instalar

iluminação dentro e fora da residência;

  * Instalar tomadas e interruptores;

  * Instalar caixa de medidor e pontalete;

  * Instalar fusível ou disjuntor de segurança;

  * Testar e atestar qualidade do serviço.

As instalações domestica são geralmente com uma ou duas redes, com ou sem fio condutor de aterramento. É sempre aconselhável a utilização de aterramento em toda e qualquer instalação elétrica.

ATENÇÃO:

Caso opte por uma instalação com duas ou mais redes balanceadas, cuidado na hora da finalização. Redes balanceadas exigem caixa e medidor diferenciados. Deve-se também ater à quantidade de disjuntores adequados para o balanceamento.

A espessura do fio que utilizará na rede elétrica de sua casa também é de suma importância. Geralmente utiliza-se fio nº12 ou então o equivalente cabo de 2,5mm. O cabo elétrico, mais conhecido como "cabinho" é o mais indicado visto que é mais fácil o seu manuseio, mais resistente e resiste mais a alta amperagem diminuindo consequentemente o aquecimento da fiação e acarretando em um menor consumo de energia.

A depender do tipo de trabalho e da disponibilidade de ferramentas, também realizo Instalação Comercial.

CLIQUE AQUI PARA

bottom of page